O filtro secador mantém o sistema sem umidade e também de absorve partículas que se desprendem do ar-condicionado do seu veículo.
Em um sistema automotivo existem dois tipos de filtros secadores, sendo um do tipo reservatório de líquido e outro do tipo acumulador. O filtro secador do tipo reservatório de líquido é colocado depois do condensador e tem a função de armazenar líquido para que esse chegue até a válvula de expansão. Eles filtram, acumulam e retiram a umidade do gás refrigerante. Já o filtro secador do tipo acumulador fica depois do evaporador e tem a função de acumular o líquido, mas de forma que ele só seja liberado em forma de vapor para ser enviado de volta ao compressor.
Quando trocar o filtro secador?
Sempre que o filtro secador estiver saturado, obstruindo a passagem do fluido ou oferecendo grande perda de carga, devemos descartar o item e substituí-lo. Ele também deve trocado quando há desgaste no compressor. Não há reparos para os filtros secadores. Quando apresentar algum problema, troque-o. Precisa adquirir um filtro secador? A gente te ajuda. Peça com Qualy!
Assista abaixo mais detalhes sobre este componente:
Também conhecido como ventoinha do seu carro, o eletroventilador força a passagem de ar através do radiador e, consequentemente, resfria o líquido que passa por ele. É um componente fundamental para o sistema de ar condicionado do seu carro. Veja as principais dúvidas dos motoristas a respeito deste item.
Por que o eletroventilador dispara após o carro desligar?
O eletroventilador é acionado quando há baixa circulação de ar. Nessa situação, o radiador não consegue desempenhar bem a troca térmica necessária para atenuar a temperatura do líquido de arrefecimento, assegurando que o motor funcione entre 80 °C e 100 °C. No entanto, no momento em que o carro é desligado, não há fluxo de ar entrando constantemente no sistema, que ainda está com a temperatura elevada. Isso faz com que o eletroventilador seja acionado para promover a circulação do ar e reduzir o calor. Portanto, é esperado que eletroventilador comece a funcionar após o desligamento do carro para evitar o superaquecimento do motor.
O que deve ser quando a ventoinha liga toda hora?
Pode haver um problema de carga passando direto para a peça e acionando-a ou algum dano nos componentes eletrônicos da ventoinha, que estejam acionando-a de maneira errada.
Para que serve a resistência do eletroventilador?
O módulo de resistência do eletroventilador tem a função de armar e desarmar a ventoinha, evitando assim que o motor do veículo aqueça.
Quando a ventoinha tem que armar?
Após a temperatura subir, a ventoinha precisa ser acionada. Caso faça algum barulho fora do normal, é bom verificar com um técnico um possível problema.
O que é defletor do Eletroventilador?
É um item que viabiliza a instalação do eletroventilador, que está localizado na parte dianteira do veículo, na frente ou atrás do radiador. Composto de carenagem e suporte, o defletor de ar garante a fixação do eletroventilador junto ao corpo radiador.
Qual é a temperatura ideal para ligar a ventoinha?
A temperatura ideal de trabalho dos motores é de aproximadamente 105º C. Para manter essa temperatura o mais tempo possível, o sistema de arrefecimento entra em ação de forma constante, o que implica no acionamento da ventoinha.
É normal a ventoinha demorar a desligar?
O que a ventoinha faz, no caso, é justamente ajudar a resfriar o radiador. O que por sua vez impede que o motor entre em um superaquecimento. Assim, fica claro que não seria totalmente anormal ou inaceitável ela continuar girando após desligar o carro.
O que faz a ventoinha parar de funcionar?
Ventoinha danificada. A ventoinha por si própria pode estar desgastada, fios com mal contato, corrosão e esses problemas infelizmente são inevitáveis. Verifique cuidadosamente todos os componentes relacionados à ventoinha, pode ser que ela tenha parado de funcionar por conta de um fio ou outro sem corrente.
Por que a ventoinha liga com o motor frio?
Pode ser algum problema no sensor da temperatura, já que essa peça é responsável por determinar quando a ventoinha deve ser acionada e quando ela faz a leitura da temperatura do sistema de arrefecimento do motor.
Com a função de extrair calor do ar no sistema de ar condicionado automotivo, o evaporador recebe esse nome porque é passando por ele que o fluido entra em evaporação.
O evaporador é o trocador de calor que fica dentro da caixa de ventilação, muito próximo aos difusores, onde o fluido refrigerante que circula dentro de seus tubos, absorve o calor do ar que passa através de suas aletas para o interior do carro. Neste processo o fluido que está na forma de spray (gotículas de líquido) absorve o calor e muda para o estado de vapor. Logo em seguida, o motor ventilador se encarrega de espalhar o ar resfriado, acelerando o processo e causando o efeito de condicionar o ar.
O evaporador fica localizado de baixo do painel na caixa evaporadora. Muita gente nos pergunta por que o evaporador às vezes apresenta furos com o passar do tempo. Então, fique atento! A maioria dos vazamentos nos evaporadores pode ser por efeitos de corrosão externa, com o acumulo de sujeira, salinidade ou corrosão interna, que pode ser proveniente de acidez no óleo causada por umidade no interior de seus tubos.
Por isso, é tão importante que o seu sistema de ar-condicionado passe por manutenções com um mecânico especializado, que pode diagnosticar possíveis problemas, evitando que você perca a garantia de suas peças ou tenha que gastar mais dinheiro com produtos novos.
A Qualy Air trabalha com as melhores marcas de evaporador do mercado! Veja mais detalhes do evaporador no vídeo abaixo: