Nós já falamos aqui no Blog da Qualy Air, sobre a importância do compressor no ar-condicionado automotivo.
Assim como todos os outros equipamentos que fazem parte desse sistema, o compressor também tem um tempo de vida útil, e pode ser que você tenha que substitui-lo algum dia.
De acordo com nossos especialistas, é difícil mensurar exatamente esse tempo de duração de cada peça, pois isso depende de algumas variáveis, como o uso correto do sistema de ar-condicionado, se ele já foi prejudicado por acidentes, entre muitos outros fatores.
Isso, sem considerar que, mesmo na melhor das situações, todo equipamento sofre desgastes e, inevitavelmente, precisará ser trocado em algum momento.
E aí nós estamos considerando desde uma falha ocasionada por uma folga entre a polia e a embreagem, que é fácil de consertar, até o superaquecimento do compressor do sistema de ar-condicionado, pelo uso de fluido refrigerante de má procedência.
Bem, o normal é que um compressor dure alguns anos, mas, se por algum motivo, você for o sorteado da vez e tiver que trocar o seu, não se preocupe, nós estamos aqui para te ajudar nessa tarefa de encontrar o melhor compressor de ar-condicionado para o seu automóvel!
A primeira dica é a mais usual: faça sempre o uso de marcas consolidadas no segmento de ar-condicionado automotivo, que atendam a especificações técnicas, para garantir um padrão de alta qualidade.
As chances de você ter algum problema com essas marcas são muito pequenas e você evita riscos que podem custar muito caro.
Aliás, se você souber pesquisar bem, existem fabricantes que farão um bom trabalho na relação de custo e benefício.
Para te ajudar, a Qualy Air já fez essa busca, afinal, nosso objetivo é oferecer apenas as melhores marcas do mercado de climatização e arrefecimento automotivos. Confira em nosso site aqui!
Outro macete é focar nos elementos essenciais, que asseguram a eficácia deste equipamento. E isso você também pode obter conhecendo o seu veículo! Isso mesmo, se você nunca leu o manual do seu carro, essa é a hora certa de fazer isso.
Alguns modelos de compressores apresentam detalhes que podem interferir no desempenho do sistema de ar-condicionado, se não forem compatíveis com o que o seu veículo pode entregar. É o caso, por exemplo, do consumo de energia e das baterias.
Em geral, os compressores de ar-condicionado já são desenvolvidos para cumprir funções específicas de alguns veículos, por isso é fundamental saber se o equipamento será compatível com o seu automóvel, conferindo o modelo, a marca e o ano.
Escolher um bom fluido de limpeza do equipamento é outro ponto que influencia para o bom funcionamento do sistema. Caso você não saiba, o uso de fluidos de má qualidade, com impurezas, pode causar danos ao compressor.
Porém, em algumas situações, é mais recomendado trocar o condensador de ar-condicionado do que comprar fluidos de limpeza como opções paliativas, de curta duração.
Isso acontece quando as aletas do condensador já estão impregnadas de impurezas que, quando desgrudam, podem ser transferidas ao compressor.
Portanto, neste caso, o melhor a fazer é uma boa manutenção para verificar a integridade dos componentes do sistema de ar-condicionado, antes de decidir o que fazer.
Uma das características que também é importante de levar em consideração é se o compressor emite muitos ruídos, que podem acabar incomodando motoristas e passageiros.
Alguns equipamentos são mais barulhentos do que outros, então, vale a pena dar uma conferida nos comentários de quem já comprou determinada marca, seja na internet ou com um mecânico experiente e de confiança.
Ah, e vale a pena lembrar que, às vezes é mais interessante pagar um pouco a mais para esse mecânico fazer a troca do equipamento, do que se arriscar e estragar alguma peça ou fazer a montagem de forma incorreta.
O processo pode parecer simples, mas sempre existe a chance de algo sair errado e, além de perder a garantia, você terá que gastar mais dinheiro do que o planejado.
E se você já vai gastar com um novo compressor de ar-condicionado, que seja para ele durar por um bom tempo, certo? Nós consideramos que, com uma boa conservação, ele pode durar até 10 anos.
Então, não se esqueça de conservar o sistema para um bom rendimento. Um fator de atenção, além de escolher uma boa marca, é sempre utilizar um lubrificante de qualidade, que ajudará a manter a durabilidade do equipamento, evitando atritos entre as peças.
E a nossa última dica sobre compressor de ar-condicionado automotivo é se certificar se o problema do seu compressor está em partes externas ou internas. Geralmente, se o problema for externo, é mais fácil trocar peças.
Mas se a falha for interna, dentro do compressor, talvez seja mais interessante fazer a troca do equipamento.
Bem, esperamos ter ajudado com algumas dessas dicas! Indicamos que você também assista ao nosso vídeo, que foi gravado com um de nossos especialistas no assunto!
Até mais!
Jaqueline Damasio Moreira