Você já deve ter ouvido falar na tecnologia start stop, que permite que o motor desligue automaticamente quando o carro está parado, certo?
Basta tirar o pé do freio ou acelerar o carro para que o motor volte a funcionar.
Esse sistema é adequado para quem dirige nas cidades, porque ele aumenta a eficiência de consumo do seu veículo.
Ou seja, ele ajuda a economizar combustível, reduz os ruídos dentro do automóvel e até a emissão de CO2.
Hoje em dia, várias marcas populares já comercializam carros com essa tecnologia, como a Renault, a Jeep, a Hyundai, a Chevrolet e por aí vai...
Não confunda o botão com o sistema!
Muita gente ainda confunde o botão de start, que liga o veículo, com o sistema start stop (que desliga automaticamente o veículo, quando parado).
Para que não haja confusão, lembre-se de que o botão de start que fica no painel, ao lado do volante, e geralmente tem escrito “Start Stop Engine”, serve para substituir a chave presencial, ligando ou desligando o motor do veículo.
Ele não tem nada a ver com o sistema start stop, que é sinalizado por outro botão, com a letra A e uma seta em círculo.
Fatores que inibem a função do sistema de start stop
Algumas condições fazem com que o sistema de start stop do veículo não funcione corretamente.
Entre elas, nós podemos citar a marcha à ré acionada, o cinto de segurança não afivelado, se a porta do condutor não estiver corretamente fechada, se o motor do veículo ainda estiver frio, se o climatizador estiver no máximo, entre outras situações.
Portanto, se o ar-condicionado for digital, enquanto a cabine do automóvel não estiver na temperatura definida pelo motorista, o sistema start stop não vai funcionar.
Logo, o carro não irá desligar e o compressor se manterá ativo, mesmo com o carro parado.
Ar-condicionado com motor desligado
Agora, imagine que você está parado em um congestionamento, em um dia quente, com temperaturas elevadas...
Seu carro para, o motor desliga e o ar-condicionado... para de funcionar?
Calma, se você ainda não teve a oportunidade de passar por essa situação, não precisa se desesperar imaginando a cena!
De acordo com nossos especialistas, quando o motor da maioria dos carros com sistema start stop é desligado, o compressor do ar-condicionado também para de funcionar.
Isso acontece porque, quando o motor do carro desliga, as correias de acessórios também param de girar, logo, o compressor de AC para de pressurizar o fluido refrigerante que resfria a cabine em dias quentes.
A boa notícia é que o ventilador continua ligado, fazendo circular o ar de dentro do veículo, que já está gelado.
Então, dependendo do tempo em que seu carro for ficar parado, não há motivos para se preocupar.
E assim que o motor for acionado, as correias voltam a girar e o compressor funcionará normalmente.
Agora, se o congestionamento for muito extenso e você tiver que ficar parado por mais tempo dentro do carro, em um dia mais quente, a dica é desligar o botão do sistema start stop.
Dessa forma, você pode manter o seu ar-condicionado ligado para refrescar o ambiente.
Liga e desliga do motor
Por fim, se você estiver se perguntando se esse “liga e desliga” do motor não estraga o sistema de ar-condicionado, fique tranquilo!
Os veículos que oferecem esse sistema são projetados para isso, portanto, essa tecnologia não deve causar problemas em outros componentes do carro.
E se você tem alguma curiosidade sobre a escolha do melhor sistema de ar-condicionado automotivo, não deixe de conferir em nossa página!
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Jaqueline Damasio Moreira