Você já deve saber que o compressor é um dos principais equipamentos do sistema de ar-condicionado do seu veículo. Por isso, nós reservamos um momento especial para apresentar alguns fatos importantes sobre essa peça.
Vamos começar falando do investimento, que é um dos quesitos fundamentais para nossos clientes. Os compressores são equipamentos mais caros (entre R$1 mil e R$2 mil), mas que chegam a durar, em média, 10 anos. Isso, claro, se você costuma tomar todos os cuidados necessários para manter o sistema de ar-condicionado em bom funcionamento.
Um desses cuidados é, por exemplo, fazer a manutenção do compressor com um mecânico de confiança, a cada 60 mil km (no caso de veículos leves), e 100 mil km para veículos pesados, como caminhões e tratores que trabalham por muitas horas seguidas.
Uma dica infalível é não tentar corrigir problemas pontualmente, como apenas trocar algumas peças do compressor. Isso porque, além de levar um bom tempo pra fazer esses pequenos reparos, eles geralmente custam caro, se você levar em consideração que o problema também pode estar em outras partes do compressor, como pistão, eixo ou camisa.
Para que você entenda melhor: sujeiras ou alterações de temperatura podem gerar problemas em várias partes deste equipamento, afetando também, o seu interior. Então, trocar peças não resolve totalmente a situação, já que, em alguns meses, você talvez precise fazer outra manutenção, pelo mesmo problema.
A nossa sugestão é que o seu compressor seja aberto, para identificar a raiz do problema, verificando o funcionamento de TODAS as peças. E já adiantando: muitas vezes, a substituição do compressor é a saída mais barata, além de manter a garantia do equipamento.
Se você se enquadra em um desses dois casos: quer ter mais conforto em seu caminhão, instalando um sistema de ar-condicionado, ou já tem um sistema que precisa de substituição do compressor, por exemplo, nós da Qualy Air temos a solução. Acesse nosso site e confira!
Jaqueline Damasio Moreira