Já falamos por aqui sobre o papel fundamental do compressor de ar-condicionado automotivo na refrigeração da cabine do seu veículo.
Esse é praticamente um dos equipamentos mais comuns de se encontrar em uma oficina mecânica, devido a sua importância.
É ele que comprime e bombeia o fluido refrigerante no sistema, garantindo a troca de temperatura, no momento certo.
Se houver qualquer problema nessa peça, pode contar que você vai ter dor de cabeça em todo sistema de ar-condicionado.
Existem duas marcas que se destacam neste segmento, que são a Sanden e a Green, por vários fatores, entre eles, por serem empresas especializadas em fabricação de compressores para diversas linhas de veículos: leve, pesados, agrícola e construção.
Quem é da área sabe que isso conta bastante, já que existem muitos produtos no mercado, que entregam resultados bem diferentes.
Quando o assunto é resfriamento, essas marcas oferecem produtos eficientes, ágeis e de fácil configuração. Sem falar que, pela qualidade das peças, a durabilidade é maior, e isso faz bastante diferença, já que o compressor não é um equipamento muito barato.
Hoje nós vamos falar de dois compressores da Sanden que são os mais procurados pelos consumidores: o 5H14 e o 7H15, que funcionam pela movimentação de pistões.
É interessante entender algumas particularidades de cada modelo, porque isso pode interferir no que você está procurando para o seu sistema de ar-condicionado.
Por exemplo, se o que você quer é um modelo de compressor que apresente mais intensidade nas funções realizadas ou um equipamento que tenha um melhor consumo de ar comprimido para fazer as ferramentas funcionarem corretamente.
Em praticamente todos os casos, o compressor 7H15 é maior e mais pesado do que o 5H14, afinal, ele tem dois pistões a mais, sendo mais eficiente.
#2 Outro aspecto a se considerar é em relação à tampa traseira. Os modelos 7H15 têm seis parafusos na tampa, enquanto os 5H14 possuem apenas cinco.
Essa é uma característica apenas visual, já que não interfere no desempenho das atividades realizadas por esses compressores.
#3 E como a própria nomenclatura já indica, o compressor Sanden 5H14 trabalha com cinco pistões, o que quer dizer, 140 cilindradas. Já o modelo 7H15 trabalha com sete pistões, ou seja, 150 cilindradas (10 a mais do que o 5H14).
Aqui é interessante entender que quanto maior a cilindrada, mais potente será o equipamento.
Com essas dicas dos nossos especialistas, fica muito mais fácil escolher o melhor compressor de ar-condicionado para o seu veículo.
Mas se você ainda tem alguma dúvida, mande uma mensagem pelo nosso site, que o nosso time está pronto para te ajudar!
Jaqueline Damasio Moreira