Tira-Dúvidas
Válvula de Expansão (Block)
Localizada quase no fim do processo do sistema de ar condicionado automotivo, a válvula de expansão recebe o fluido refrigerado em estado líquido logo após passar pelo filtro secador, que retira sua umidade. Ele então fica responsável por reduzir sua pressão, controlar o fluxo volumétrico e também a sua temperatura, evitando um sobreaquecimento. O fluido segue para o evaporador pulverizado, enfim.
O sistema precisa desse controle de temperatura, e mudança de estado físico, sendo uma falha, um problema grande para o ar condicionado. Sendo assim, para identificar seu funcionamento são utilizados nanômetros, que medem a pressão esperada e descobre aonde se encontra a falha.
O aparelho que mede a pressão comparando baixa e alta pressão antes e depois de passar pela válvula. O movimento esperado é o fluido entrar em alta pressão entre 200 e 350 psi (medida de pressão), em alta temperatura, e ao passar pela válvula deverá estar entre 30 e 45 psi, em baixa temperatura.
Porém, ao emperrar e ficar aberta, a válvula deixa passar muito mais fluido de alta temperatura e pressão que deveria, deixando a medição desse lado menor do que 200 psi e a do lado que deveria ser abaixo de 45 psi, muito mais alta. Esse seria a falha número 1 à corrigir.
E, se for o contrário, estando a válvula fechada, o líquido em alta pressão acumulará para 400 psi ou até mais, enquanto o lado que deveria estar em baixa pressão de 30 a 45 psi poderá resfriar ao ponto de congelar.
Importante, portanto, sempre ficar de olho no resfriamento no dia a dia e levar para manutenção regularmente, evitando problemas não somente no ar, mas no seu automóvel como um todo.
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Ivana Adrogue